Jovens pilotaram rebocador

  • Posted by sana 26 Set
  • 0 Comments

Jovens pilotaram rebocador

A Administração do Porto da Figueira da Foz promoveu, esta quinta-feira, a visita de duas turmas de estudantes ao navio porta-contentores BF VICTORIA. Turmas da Escola Bernardino Machado (período da manhã), e da Escola Cristina Torres (período da tarde). Findas as visitas, seguiu-se passeio no rebocador “Monte da Lapa”, da empresa “TINITA”.

Como apreciação geral, os jovens consideram ter “ corrido tudo muito bem”:
“ A visita ao navio de contentores de linha regular BF VICTORIA que estava em operação de carga foi muito interessante; dividimo-nos em dois grupos, um foi à ponte de navegação e outro à casa da máquina; depois trocámos. Os oficiais são da Ucrânia e os marinheiros filipinos, uma tripulação de apenas nove elementos” – relata um dos petizes.

“Embarcámos no rebocador “Monte de Lapa” da TINITA, que prestou uma óptima colaboração a partir do convés do navio, dado que estavam nivelados e no final desembarcámos no mesmo local” – adianta outro participantes.

Os estudantes tiveram oportunidade de “conduzir” o rebocador, dado tratar-se de um sistema muito intuitivo e que responde rápida e eficazmente, sob o olhar atento do Mestre da embarcação. Ficaram surpreendidos pelas excelentes capacidades de manobra do rebocador (navega até lateralmente), tipo Voit Schneider.
“Experiência fantástica”, “única”, “uma sensação muito agradável”, “não pensava que podia ser assim tão simples”, foram alguns dos comentários ouvidos.

As duas visitas mereceram o acompanhamento na água da lancha da Polícia Marítima, gentilmente disponibilizada pelo Capitão do Porto, zelando-se assim pela segurança e com capacidade de intervenção em qualquer eventualidade.

No final procedeu-se a informação aos jovens sobre o tema desta edição do Dia Mundial do Mar, a Pirataria Marítima: em que consiste, quais os métodos que utilizam, o impacto na economia mundial e qual a resposta que se encontra organizada para combater o flagelo.

O Porto da Figueira da Foz disponibiliza, na web, um site com 68 fotos, retratando as experiências dos turnos da manhã e da tarde.
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/dmmarapff2011/

Post Comments 0

Drop us a line

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *